top of page

Curtas

Produções. Julho, 2020.

Alguém escolhe uma luz como sua companheira e ela não só ilumina os espaços, mas acolhe, e em seu caminhar durante o dia, pelas paredes e móveis da casa, aponta para um outro amanhã.

Companheira 2' 10"

Direção: Ana Lima. 

Mariana - MG.

2020. 

Com quem dançar se estamos muitas vezes sozinhas? Dancemos conosco

mesmas, quem dança os males espanta!!

Dance comigo 3' 28"

Direção: Janete Jobim. 

Santo Antônio do Leite - MG.

2020. 

Você consegue discernir entre quais são seus pensamentos mais instintivos e o que é fruto da moral introjetada? Cada um pode vasculhar o interior com as suas próprias ferramentas e criar devires e linhas de fuga. Centri-fug(ação).

 

Centrifugação 2' 11"

Direção: Luiza Ritz Bertocco (ex-aluna convidada). 

Guarujá - S.P.

2020. 

"Quanto você custa?" essa é uma das perguntas que nos é direcionada neste curta metragem da colombiana Liliana López. Um curta que  nos faz pensar: em tempos de pandemia, o que nos leva ao consumo? 

 

Nóraculo 2' 18"

Direção: Liliana López. 

Santo Antônio do Leite - MG.

2020. 

"A memória é um arco entre passado e presente." nos diria o pesquisador José Maria Cançado, arco sutil que embaralha temporalidades em nossos corações, os levando de um canto ao outro de nossas histórias...  

A Força dos Pequenos Gestos e Delicadezas 5' 33"

Direção: Cris Beatriz, Denize Mattar e Jozânia Miguel . 

Ouro Preto - MG.

2020. 

O que é a realidade? Vivemos simultaneamente em camadas que existem em linhas paralelas. Este curta explora de forma experimental o que poderia ser um breve percurso pelas multidimensões do espaço/ tempo.

 Sinais 1' 06"

Direção: Liliana López . 

Santo Antônio do Leite - MG.

2020. 

 Curta produzido com imagens de diferentes ângulos dos muros e do chão da garagem de um prédio durante o confinamento imposto pela quarentena, que reflete de maneira poética sobre o paradoxo de ser humano.

 

Balanço 1'

Direção: Júlia Arantes. 

Mariana - MG.

2020. 

Sobre violência doméstica expõe uma realidade brutal vivida pela mulher. Muitas vezes termina em  assassinato da mulher.  O silêncio não salva.

Violência doméstica 2' 03"

Direção: Denize Mattar. 

Ouro Branco - MG.

2020. 

Apesar o isolamento, devido ao Covid 19, não podemos ficar alheios aos diversos problemas enfrentados nesse momento, como os impactos psicológicos devido a quarentena,  como a violência doméstica e familiar contra a mulher,  e ao contexto político atual no nosso país, por isso, Não Se Cale!

 

Não se cale! 1' 12"

Direção: Janete Jobim. 

Santo Antônio do Leite - MG.

2020. 

Curta produzido em casa, em isolamento social, contexto em que nossas janelas se tornam telas possíveis para olhar e registrar o mundo lá fora, nem que seja apenas o movimento nos quintais da vizinhança. Retrata o tempo suspenso da quarentena e a vagareza do passar dos dias em Mariana, no interior de Minas Gerais, que bem poderia representar a "cidadezinha qualquer" do poeta mineiro Drummond.

Isolamento poético 1' 13"

Direção: Júlia Arantes. 

Mariana - MG.

2020. 

Em meio a telas, janelas, links, redes sociais e memes se constitui a nossa experiência de tempo contemporânea e as expectativas a respeito da educação pública e do trabalho dos professores. O caráter onipresente da realidade digital se radicalizou no contexto de isolamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19, sendo inescapável a utilização de plataformas digitais para o desenvolvimento das relações de ensino-aprendizagem. Apesar de fundamental para a sobrevivência de todos, o teletrabalho docente se expande aceleradamente em um contexto extremamente opressivo para os educadores, contribuindo para o agravamento do estresse de professores e alunos. Nesse sentido, este curta pretende evocar o clima de redução de horizontes de expectativas relativos às possibilidades de promoção da educação pública de qualidade em nossa contemporaneidade, tendo em vista a sedimentação de valores democráticos e o acolhimento da diferença e da vulnerabilidade. Entremeando cenas coloridas e em preto e branco, esfera pública e doméstica, trechos de filmes, entrevistas e diálogos rotineiros, o curta problematiza o agravamento da precarização da educação nos últimos anos devido ao aprofundamento da crise do neoliberalismo em escala global e os seus desdobramentos no Brasil com a eleição de um governo de extrema direita. A realidade opressiva atinge tanto os professores do ensino básico, quanto do ensino superior, que sofrem os efeitos da criminalização da sua profissão por ideólogos, políticos, imprensa e corporações comprometidos com o saqueamento do Estado democrático de direito. O pacote de humilhações cotidianas se manifesta através da escassez de concursos, da normalização do trabalho docente com vínculo temporário, do corte do financiamento de pesquisas, do atraso de salários e da disseminação massiva de fake news que promovem a difamação da realidade escolar e universitária

Bode Espiatório 2' 51"

Elenco, Direção, Produção, Roteiro e Edição: André Ramos e Júlia Arantes

Trilha sonora: Vel, de Bio Unit/Metre (https://freemusicarchive.org/music/Bi...)

Trechos dos filmes "A Grande Aposta" (2015), de Adam Mckay e "Bacurau" (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

Trechos de matérias do Poder360 e da CNN Brasil (https://www.youtube.com/watch?v=kKC0H...) (https://www.youtube.com/watch?v=rHbJ-...)

Mariana, 2020. 

Experimento 1

  0' 56''

Direção: Luciane Trevisan. 

Passagem de Mariana - MG.

2020. 

Água mole, Pedra dura.

2' 39'


Reinventando as memórias: crônica cinematográfica montada de recortes de uma viagem a El Chaltén, em fevereiro de 2018. 


 

Direção: Ângela Poletto. 

Créditos: Felipe Lucena (captação); Ângela Poletto (captação, concepção e montagem).

Ouro Preto - MG.

2020. 

 

Traço

1' 58''
 

Um narrativa poética do ser, do ter, do fazer e do gostar, em stop motion de desenho a crayon. Inspirada pela leitura d'O conto da Ilha Desconhecida (José Saramago). 

Direção: Ângela Poletto. 

Créditos do áudio: "Vento forte", Sem Stress (youtube.com/semstressbr); Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License.

Ouro Preto - MG.

2020. 

LAS ABUELAS DE SAAVEDRA

 

  1' 03''

Direção: Jozânia Miguel. 

Santo Antônio do Leite - MG.

2020. 

Conexões em tempo de isolamento.

 

  1' 10''

Direção: Denize Mattar. 

Ouro Branco - MG.

2020. 

 

Recorte dos 30 dias de viagem pelo Pará em 2010, com narrativa descritiva entrecortada pelos comentários rabugentos de um companheiro de viagem imaginário, que acaba se rendendo ao deslumbramento da FLONA...

 

Viagem minuto... Pará.  1' 03''

Direção: Gilda Nogueira. 

Santo Antônio do Leite - MG.

2020. 

 

Curta-metragem autobiográfico q passa por três gerações da família, tentando uma narrativa não linear para falar da saudade.

 

Bio/grafias.  2' 01''

Direção: Gilda Nogueira. 

Santo Antônio do Leite - MG.

2020. 

bottom of page